Presidente João Lourenço constata andamento das obras em três hospitais


Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, constatou, este sábado, o andamento das obras dos hospitais Américo Boavida, dos Queimados e Pedro Maria Tonha "Pedalé", localizados na província de Luanda.
Em declarações à imprensa no final da visita, a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, disse que o Presidente da República manifestou-se satisfeito com o andamento das três obras em curso.
Em relação ao hospital Américo Boavida, que está em reabilitação, revelou que vai contar com 604 camas, sete pisos e 308 lugares para estacionamento de viaturas.
Encerrada no ano passado para reabilitação, adiantou que o processo será desenvolvido em duas fases, sendo a primeira de ampliação e a segunda de requalificação do edifício principal.
Quanto ao futuro hospital general Pedro Maria Tonha "Pedalé", localizado no bairro Gamek à Direita, em Luanda, salientou que as obras de execução física rondam os 77 por cento.
O hospital, adiantou, está a ser construído e preparado para receber equipamentos médicos modernos e prestar serviços em diferentes especialidades para dar resposta a áreas de medicina de alta complexidade no país, como oncologia terapêutica, radioterapia, radiocirurgia, braquiterapia e quimioterapia.
Relativamente ao futuro Hospital dos Queimados, em construção no município do Kilamba, sublinhou que as obras estão em bom ritmo, e o mesmo terá 248 camas de capacidade, 60 das quais exclusivamente destinadas a pacientes com queimaduras.
As obras das três unidades estão a ser financiadas com recursos do Orçamento Geral do Estado e financiamento externo.
As obras de reabilitação e ampliação do hospital Américo Boavida, iniciadas em 2022, terminam em Novembro do corrente ano, enquanto as de construção do "Pedalé" deverão terminar em Junho.