Iniciada desminagem do troço para construção do ramal Luena/Saurimo do CFB


Luanda - A desminagem do troço onde vai ser construído o ramal do Caminho-de-Ferro de Benguela (CFB) para ligar as capitais das províncias do Moxico (Luena) e da Lunda Sul (Saurimo) foi iniciada, este sábado, no Luena.
Na cerimónia de lançamento da operacionalização do processo, presidida pelo ministro da Defesa Nacional, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, João Ernesto dos Santos, soube-se que a desminagem terá a duração de seis meses, numa extensão de 260 quilómetros.
Os trabalhos serão assegurados por por 25 efectivos do Centro Nacional de Desminagem.
João Ernesto dos Santos disse tratar-se do início do processo que vai levar a construção de mais uma via de comunicação importante na transportação de pessoas e bens e uq vai facilitar as trocas comerciais ao longo do Corredor do Lobito.
O presidente do Conselho de Administração da Agência Nacional dos Transportes Terrestres, Hénio Costa, revelou estar em curso a análise da componente de financiamento para implementação da obra do ramal Luena/Saurimo, cuja empresa construtora já foi seleccionada.
Por seu lado, o governador do Moxico, Ernesto Muangala, salientou a importância da construção da futura ligação ferroviária, principalmente para a ligação de cidades e povos e para a dinamização dos sectores económicos da região.
Recorde-se que o CFB tem actualmente uma extensão de cerca de mil 340 quilómetros, ligando o Porto do Lobito a fronteira de Angola com a Zâmbia e a República Democrática do Congo, nas províncias do Moxico e Moxico Leste.