Sociedade

Sociedade


PUBLICIDADE

Instituto Nacional de Segurança Social tem inscritas 275 mil empresas

PCA do INSS, Anselmo Monteiro
PCA do INSS, Anselmo Monteiro Imagens: Edições Novembro

Redacção

Publicado às 12h30 31/03/2025 - Actualizado às 12h30 31/03/2025

Luanda - O Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) conta com 275 mil empresas inscritas, das quais o sector Privado detém um peso de 81 por cento, e o público 19 por cento, deu a conhecer, sexta-feira, em Luanda, o presidente do Conselho de Administração, segundo o JA Online.

 Anselmo Monteiro falava no encontro sobre "Seguros e Pensões, Desafios e Oportunidades", realizado pela Revista Economia & Mercados, tendo sublinhado que, actualmente, o INSS conta com mais de três milhões de segurados, e mais de 170 mil pensionistas.

O PCA referiu que a perspectiva é de trazer cada vez mais pessoas a esta protecção para que haja maior cobertura, indicando que, actualmente, o sector da vida activa cobre 34 por cento e que o objectivo é atingir acima de 50 por cento.

Anselmo Monteiro entende que para a melhoria de garantias futuras das pessoas é necessário que se tenha uma plataforma onde se possa traçar políticas próximas para que as pessoas não tenham só como solução futura a protecção social obrigatória, mas também possam aderir a fundos complementares.

Em relação à dívida por parte das empresas incumpridoras, disse que existem duas mil empresas neste leque, reflectindo um prejuízo que ronda os 120 mil milhões de kwanzas.

O gestor afirmou que existem mecanismos legais que criam condições para as empresas devedoras poderem negociar com a Segurança Social e pagar a dívida de forma escalonada.

Aquelas que não cumprem, salientou, existem acções coercivas, que passam pela penhora de bens e também das contas bancárias, porque o exercício do não pagamento da segurança social é um prejuízo muito grande para a vida futura das pessoas.

PUBLICIDADE