Sociedade

Sociedade


PUBLICIDADE

Executivo atento às pessoas com autismo

Ministra de Estado para Área Social, Maria do Rosário Bragança
Ministra de Estado para Área Social, Maria do Rosário Bragança Imagens: Edições Novembro

Redacção

Publicado às 13h06 02/04/2025

Luanda - O Executivo angolano tem prestado uma atenção especial às pessoas com transtorno de espectro autista, através da realização de campanhas de sensibilização e investimentos em serviços especializados, afirmou, esta terça-feira, em Caxito, província do Bengo, a ministra de Estado para a Área Social, Maria do Rosária Bragança.

Ao discursar num workshop sobre a perturbação do espectro autista”, realizado no hospital geral "Reverendo Guilherme Pereira Inglês", por ocasião do Dia Mundial de Consciencialização sobre o Autismo, que se assinala esta quarta-feira, considerou que consciencializar a população é um primeiro passo na promoção e mudança de comportamento por parte da sociedade, perante as pessoas com o problema.

Adiantou que o compromisso com os autistas não deve se tratar de um programa institucional, mas de uma responsabilidade colectiva, engajando todos os cidadãos como ser agentes de transformação social.

Reconheceu que se o trabalho for colectivo, "vamos promover a inclusão social efectiva, garantindo o acesso universal em diferentes serviços, bem como a dignidade da pessoa com autismo", citada pelo JA Online.

Na ocasião, a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, prometeu um sistema de saúde cada vez mais inclusivo e adaptado às necessidades específicas das pessoas com perturbações de neuro desenvolvimento no país, reiterando o compromisso com a construção de um sistema de saúde centrado nas pessoas, que valorize a diversidade e promova a inclusão.

A perturbação (ou transtorno) do espectro do autismo classifica-se como um distúrbio de neuro desenvolvimento, que afecta milhões de pessoas em todo o mundo, manifestando-se precocemente na vida com deficiente inter-acção e comunicação, padrões estereotipados e repetitivos do comportamento e desenvolvimento intelectual irregular.

No workshop foram analisados os avanços conquistados, identificados os obstáculos encontrados e partilhadas metodologias mais eficazes implementadas no atendimento e acompanhamento de pessoas com autismo, na perspectiva de se promover a inclusão social efectiva, garantir o acesso universal a serviços especializados de qualidade e assegurar o respeito incondicional à dignidade das pessoas com o problema.

Participaram no workshop a governadora provincial do Bengo, Maria Antónia Nelumba, os ministros da Saúde, Sílvia Lutucuta, da Educação, Luísa Grilo, da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Ana Paula do Sacramento, e do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Albano Ferreira, assim como médicos e responsáveis de instituições que lutam pela consciencialização e pela melhoria da qualidade de vida de pessoas afectadas pelo autismo.

O Dia Mundial de Consciencialização sobre o Autismo foi instituído a 2 de Abril de 2007, pela Assembleia Geral das Nações Unidas, com o objectivo de aumentar a consciencialização sobre a perturbação do espectro do autismo e promover a inclusão e o apoio às pessoas que vivem com esta condição.

PUBLICIDADE