Mais de mil e 900 jovens apresentam candidaturas as bolsas de estudo no Brasil


Luanda – Mil 950 cidadãos angolanos candidataram-se ao projecto “10 mil Bolsas de Estudo” para formação superior em universidades brasileiras, informou, este sábado, o porta-voz em Angola, Américo Tomás.
Ao balancear o processo à imprensa, no âmbito do encerramento da primeira fase do projecto, adiantou que a fase seguinte será marcada com trabalhos administrativos internos, relacionados com a observação dos requisitos para apurar os seleccionados que vão ao Brasil.
As 10 mil bolsas serão atribuídas até 2035, numa média de mil por ano, sublinhou.
Revelou que estão inscritos candidatos das províncias da Huíla, Benguela, Moxico, Luanda, Bengo, Malanje, Cuanza Norte, Icolo e Bengo e Uíge.
Em Janeiro de 2026, deu a conhecer, será realizado um novo processo de inscrição, principalmente nas províncias não contempladas nesta primeira fase.
As bolsas contemplam cursos nas especialidades de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Educação Física, Farmácia, Gestão Pública, Letras, Logística, Nutrição, Pedagogia, Engenharia Civil e Computação, assim como Mecânica, Biomedicina, Segurança Pública, Serviços Sociais, Psicologia e Recursos Humanos.
Cada bolsa terá uma cobertura de 80 por cento de garantia de pagamento, sendo que os restantes 20 por cento serão comparticipados por encarregados de educação ou por eventuais parceiros voluntários a serem mobilizados pela organização, enfatizou Américo Tomás.
As bolsas são uma iniciativa do Fórum Internacional de Jovens com as Embaixadas (FIJE) e enquadram-se nos objectivos do Plano de Desenvolvimento da Juventude, recentemente aprovado, no eixo ligado à promoção da inserção dos jovens na vida activa.