Vários países europeus estão às escuras


Luanda - Várias zonas de Portugal e outros países da Europa estão neste momento sem electricidade, devido a um problema no sistema europeu de energia eléctrica.
Segundo o Jornal de Notícias, citado pelo JA Online, o apagão está a afectar vários países, incluindo Espanha e França.
Em Portugal, por exemplo, a PSP está hoje a colocar um maior número de polícias nas ruas para auxiliar as pessoas, nomeadamente no trânsito, devido à falha de energia.
O porta-voz da Polícia de Segurança Pública disse à Lusa que os polícias estão a auxiliar as pessoas no trânsito, uma vez que devido ao cenário de falta de electricidade geral os semáforos podem deixar de funcionar.
Segundo a PSP, os polícias estão também a prestar apoio no Metropolitano de Lisboa, designadamente nas saídas das estações.
A PSP foi também chamada para ajudar, juntamente com os bombeiros, algumas pessoas que estavam presas em elevadores.
A REN, em Portugal, confirmou "um corte maciço no abastecimento eléctrico, em toda a Península Ibérica, que também está a afectar parte do território francês, com impacto em Portugal, a partir das 11h33".
"Estão a ser activados todos os planos de restabelecimento por etapas do fornecimento de energia, em coordenação com os produtores e operadores europeus de energia".
"A REN está em contacto permanente com as entidades oficiais, nomeadamente com a Autoridade Nacional de Protecção Civil. Paralelamente, estão a ser avaliadas as possíveis causas deste incidente".
Segundo a E-REDES, a interrupção deveu-se a um problema na rede eléctrica europeia, que afectou a rede nacional. Por indicação da REN, foi necessário proceder a cortes de energia, em algumas zonas específicas, para garantir a estabilidade da rede.
A reposição do serviço está a ser feita de forma progressiva.
O apagão também afectou regiões de Espanha e França, devido a avarias em linhas de muito alta tensão de 400 mil volts.
Em Espanha, comunidades autónomas como Madrid, Catalunha, Andaluzia, Aragão, Navarra, País Basco, Castela e Leão, Extremadura e Múrcia foram impactadas.
Em França, a Costa Basca e a região da Borgonha também registaram cortes de energia.